top of page

Técnicas terapêuticas

Arteterapia

Experimentar e interpretar aquilo que se expressa através dos sentidos, inclusive para além do visual, auxilia na compreensão do que não pode ser dito. O uso na análise se dá por materiais autorais ou não, trazidos pelas pacientes ou propostos pela profissional.

Contos mitológicos

A mitologia nos permite análises e expressões psíquicas de uma forma sutil, profunda e simbólica. Cada conto carrega arquétipos e jornadas que podem ser encontradas nas nossas próprias histórias bem como em nossos nosso padrões emocionais.

Análise de sonhos

Os sonhos transportam as nossas emoções do inconsciente para a consciência e carregam conteúdos dos nossos traumas, afetos e habilidades psicológicas até então inacessíveis. Eles nos permitem perceber outras perspectivas da nossa dor e até mesmo uma nova forma de solucionar problemas internos. 

Minha Abordagem: Psicologia Junguiana

A minha base para analisar e construir um raciocínio terapêutico é a Psicologia Junguiana. Parto da compreensão do irracional (emocional), por meio do sintoma, pois entendo que aquilo que não compreendemos carrega uma necessidade que precisa ser saciada. Quando saber não é o suficiente, é necessário ouvir o que insiste em nos afetar.

 

Buscando o equilíbrio como um movimento entre o emocional e o racional, a análise junguiana propõe um diálogo harmonioso entre o que sentimos e o que pensamos; construindo uma percepção menos contraditória sobre si mesma.

Além desta abordagem, entendo a maternidade como um marco na biografia feminina. Extremamente profundo em que afeta todas as áreas da vida de uma mulher: social, relacional, familiar, espiritual, emocional e pessoal. Sendo assim, minha visão contempla que o puerpério dura cerca de 2 anos abarcando a ideia de matrescência, ou seja, de tornar-se mãe.

"Ser mãe não me realiza como mulher, mas me faz enxergar a mulher que realmente sou. (...) escancara o quanto preciso lutar para ter lugar no mundo - e se preciso é também porque devo.."

(Trecho autoral de Manu Ferracciu)

IMG_5696_Original 2.HEIC
Minha Abordgem

© 2023 por Manu Ferracciu Psicóloga Materna

bottom of page